A luz azul é um tipo de luz visível que está presente em diversas fontes, como a luz do sol, as lâmpadas LED e as telas de dispositivos eletrônicos. Embora a luz azul seja importante para regular o ritmo circadiano e manter o estado de alerta durante o dia, a exposição excessiva a esse tipo de luz pode ser nociva para a saúde ocular e o sono.
Essa luz azul-violeta se torna ainda mais prejudicial no período noturno, pois o organismo acaba por entender que ainda deve permanecer acordado, prejudicando a qualidade do sono e ocasionando picos de estresse.
Estudos indicam que a exposição prolongada à luz azul pode causar danos às células da retina, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças oculares, como a degeneração macular. Além disso, a luz azul pode afetar a produção de melatonina, um hormônio que regula o sono, prejudicando o descanso e o bem-estar.
Mas qual o problema da luz azul-violeta?
O problema é que atualmente estamos cada vez mais expostos a fontes de luz azul, durante muitas horas do dia. Como a luz azul-violeta não é filtrada pelos nossos olhos, ela atinge partes deles como a retina, o que pode causar danos à visão.
Toda luz azul faz mal?
A luz azul que faz mal para nossos olhos é a azul-violeta. Já luz azul-turquesa é vital para o corpo, pois estimula a produção de hormônios que controlam nosso ciclo de sono, bom humor e bem-estar.
Como posso prevenir?
Para minimizar os efeitos nocivos da luz azul, é recomendado reduzir a exposição a telas de dispositivos eletrônicos antes de dormir, evitar o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escuros e utilizar lentes que filtram a luz azul, como as lentes de óculos especiais para computador.
Hoje em dia já é possível encontrar óculos com lentes que protegem os olhos dos danos que essa luz azul-violeta causa. Já que, altamente tecnológicas, as lentes com filtro de luz azul proporcionam maior conforto ocular, bem como a diminuição da sensação de cansaço nos olhos, redução das dores de cabeça, melhora na produção de melatonina, entre outros benefícios.